09 outubro, 2007

Sobre o padre Edwaldo Gomes

Gostaria que ficasse bem claro que o artigo intitulado "Em defesa de Dom José", publicado abaixo, não se dirige ao Cônego Edwaldo Gomes, o pároco de Casa Forte, ao qual é endereçada a sanção vinda da Congregação para a Doutrina da Fé. Ao invés disso, o artigo escrito por mim e por um amigo - o Claudemir Júnior - eleva-se contra algumas pessoas da Arquidiocese, auto-intituladas "Amigos de Padre Edwaldo", que estão movendo uma campanha maciça de maledicência e de ataques infundados dirigidos ao nosso Arcebispo.

Padre Edwaldo, ao contrário desses seus "amigos", tem sido um exemplo de obediência e docilidade à correção fraterna que recebeu da parte da Santa Sé. Em nota oficial, publicada no jornal da Arquidiocese, o mesmo reconheceu publicamente ter errado e, humildemente, pediu perdão, dizendo aceitar as sanções vindas de Roma (carta de retratação + três meses de retiro espiritual) e reafirmando o seu amor e a sua fidelidade à Igreja Católica, a quem ele consagrou toda a sua vida.


Não houve, da parte de padre Edwaldo, o mínimo sinal de murmuração contra a Santa Sé ou contra a atitude do Arcebispo Dom José Cardoso. Alegro-me pelo exemplo que este sacerdote está dando ao povo de Recife, ao contrário de outros precedentes que, infelizmente, esta Arquidiocese possui.

Seria muitíssimo bom se esses "amigos do Padre Edwaldo" seguissem o exemplo de humildade e docilidade à Igreja que vem dando o sacerdote de quem se dizem "amigos", ao invés de agirem de maneira diametralmente oposta àquela que vem sendo adotada pelo pároco de Casa Forte, deste até mesmo antes da chegada da sanção vinda de Roma.

Nenhum comentário: